domingo, setembro 21, 2014

DEUS ESTA TE CHAMANDO

  Deus em sua soberania chama homens e mulheres para uma obra, uma missão, e quando o Senhor chama, Ele também capacita seja quem for.





Profeta Samuel


O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.
O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.
Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

1 Samuel 3:4-10


 Samuel desde criança servia ao Senhor no templo, conhecia os rituais, a liturgia do culto, conhecia a Lei, mas ainda não conhecia ao Senhor pessoalmente. E quando teve seu encontro com Deus, Ele o chama  e o levanta como profeta em Israel.


Profeta Isaías


No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
¶ Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

Isaías 6:1-7

Isaías provinha de uma família influente, era um homem culto e tinha o dom da poesia. quando Ele tem um encontro com Deus, vê sua pequenez, contemplando a Sua santidade, reconhece suas imperfeições e impureza, sobretudo quanto as suas palavras. Mas Deus purifica seus lábios e o chama para profeta.


Profeta Jeremias


Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
¶ Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.


 Jeremias ainda jovem foi chamado por Deus como profeta, se sentiu pequeno diante do chamado, mas o Senhor prometeu estar com ele, capacitando e enviando. Foi usado para revelar o inevitável juízo divino por ter transgredido o concerto e persistido em sua rebelião contra Deus.

Profeta Ezequiel

E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia.


   Ezequiel foi exilado para Babilônia, ele era de uma família sacerdotal, e estava se preparando para o sacerdócio, quando foi levado cativo.
  Seu chamado profético aconteceu quando estava em Babilônia, e foi usado para entregar mensagem divina do juízo ao povo apostata de Judá e Jerusalém e as sete nações estrangeiras. E também conservar a fé do remanescente fiel a Deus no exílio, também ressaltava a responsabilidade de cada individuo para com Deus.

Apostolo Paulo

  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.


  Antes chamado Saulo, era perseguidor dos cristãos. Mas houve um dia em que o próprio Cristo vai te encontro a ele, naquele momento toda a sua soberba, todo orgulho cai por terra. Seu nome agora é Paulo, depois Apostolo Paulo, um dos mais usados, e o disciplinador da Igreja Cristã.

Você

 Deus também esta te chamando para uma obra, não importa em qual situação você se encontra, se como Samuel, Isaías, Ezequiel, Jeremias ou Saulo.  Mas se você atender, O Espirito Santo virá sobre sua vida e te capacitará para seu chamado, porque Ele é quem chama e capacita, basta apenas estar prontos para ouvir a sua voz. 




Nenhum comentário: