domingo, julho 02, 2017

Missio Dei


   O início da ação missionária de anunciar a mensagem e salvar o pecador pela fé parte do coração do próprio Deus, o qual ordenou profetizar acerca do Messias e no tempo escolhido enviou o seu Filho Jesus (Isaías 53). Este, por sua
vez, rogou ao Pai que enviasse o seu Espírito, e é o Espírito Santo que hoje chama,regenera, santifica e capacita a igreja para enviá-la ao mundo com uma missão.
   A missão na qual Isaías esteve envolvido é a mesma missão na qual hoje estamos envolvidos. É Missio Dei. Logo, pelo menos cinco implicações surgem de imediato:

  • Ela não pode ser abortada – Trata-se do plano divino traçado na eternidade e trazido à execução no tempo pleno e perfeito de Deus.
  • É Deus quem chama e capacita – Todo plano de salvação do ser humano pecador surgiu do coração de Deus. Tendo Ele enviado seu Filho ao mundo, através de sua obra, escolheu homens e mulheres que a Ele veem através da chamada do Espírito Santo, e são então justificados, regenerados, convertidos e santificados para receberem parte na missão e gozarem eternamente do Seu Reino (Isaías 6.1-6).
  • A soberania divina é que determina os resultados – Ao contrário do que muitos pensam, o resultado das missões não pode ser medido apenas por números ou estratégias missionárias, ou ainda atribuído apenas ao esforço e trabalho dos missionários. Se a missão é Missio Dei é o cristãoquem planta a divina semente, mas quem a faz germinar e crescer é Deus. Existe a responsabilidade humana de todo cristão ir e pregar, e a do não cristão que ouve de crer. Mas é sempre Deus que fará a semente do evangelho nascer, crescer e produzir frutos.
  • Implica em devoção e sacrifício – Isto nos leva ao paradoxo que existe
    entre a soberania divina e a responsabilidade humana. Ações particulares da missão de Deus foram por Ele confiadas aos seus servos e servas. Ao sermos por Ele capacitados e termos recebido a comissão (Mateus 28.18; Atos 1.8), de cada crente é esperado fidelidade, presteza, dedicação, devoção e decisão de pagar o preço para cumpri-la. Ser participante da missão de Deus é uma tarefa que vale a pena viver e morrer por ela.
  •  O povo de Deus é a sua única agência missionária – A estreita relação de ser povo de Deus e ser enviado por Jesus nos moldes de sua própria missão (João 17.18) é vista como insubstituível, pois não existe nenhuma Evangelização e Missão, ou seja, a Missão de Evangelizar outra igreja senão a Igreja enviada ao mundo e não há outra missão a não ser a da Igreja de Cristo.


GONÇALVES, Marcelo. Teologia e História da Missão. Unicesumar, 2016.

Nenhum comentário: