PENTECOSTALISMO, o qUe é iSsO?

Em 1900 um teólogo chamado Charles Parham funda em Topeka Kansas City o Seminário Betel. No final do ano 1900 depois de muitas pesquisas teológicas a respeito do arrependimento, conversão, consagração, santificação, cura e a iminente vinda do Senhor Jesus a terra, Parham coloca como missão aos alunos o estudo sobre Atos dos Apóstolos, em especial o capítulo dois, sobre o batismo com o Espírito Santo. A partir daí, muitas coisas começaram a acontecer. Seus alunos tiveram várias experiências parecidas com as que estavam narradas no livro Bíblico. Dois de seus alunos, Frank Bartleman e Willian Seymour começaram a divulgar sobre tal acontecimento por vários lugares através de correspondências e folhetos. A experiência narrada em Atos dos Apóstolos era o falar em outras línguas, denominada como línguas estranhas pelo Apóstolo Paulo em Coríntios. Línguas estranhas porque as pessoas começam a falar e nem elas mesmo entendem o que está sendo dito. Mas, segundo a Bíblia é uma língua que faz o espírito humano comunicar de forma plena com o Espírito de Deus. No episódio de Atos, capítulo dois, as pessoas falavam línguas dos anjos e também em outros idiomas desconhecidos. Era uma forma nova e diferente que Deus estava usando para falar com as pessoas. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? At 2:6-8.
A partir deste momento no início do século XX muita coisa começou a mudar. Até então, existia como igreja cristã, a igreja Católica Apostólica Romana e igrejas protestantes como Batista, Presbiteriana, Metodista, Anglicana, Congregacional, Luterana e Menonita. Começa um novo movimento dentro do protestantismo, o pentecostalismo, as igrejas pentecostais. Depois que os alunos de Charles Parham tiveram estas experiências, começaram a visitar vários lugares anunciando suas experiências. William Seymour e Frank Bartleman alugaram um galpão de uma firma falida na rua Azusa em Los Angeles e começaram a convidar as pessoas para orar juntos e receberem o poder de Deus através do batismo no Espírito Santo com a evidência em falar línguas estranhas. O movimento foi tão grande que chamou a atenção da mídia e pessoas do mundo inteiro começaram a ir aos EUA para visitar Los Angeles e ver de perto o que estava acontecendo. Muitos eram curados e libertos só ao passarem em frente à porta do galpão da rua Azusa. Coisas incríveis aconteceram. Durante três anos o galpão ficou aberto vinte e quatro horas por dia. Não tinha uma liturgia programada, tudo era dirigido pelo Espírito de Deus. Algumas mídias divulgavam como mover de Deus, outras julgavam ser charlatanismo. Enquanto isso, o número de pessoas ia crescendo e os depoimentos de milagres também.
Como este movimento chegou ao Brasil? Dois jovens pregadores da igreja Batista na Suécia, Daniel Berg e Gunar Vingre resolvem ir para os EUA ver de perto o que estava acontecendo em Los Angeles. Ao chegarem lá foram batizados no Espírito Santo em uma reunião de oração. Nesta reunião alguém profetizou dizendo que eles deveriam ir para o Pará, ao olharem no mapa onde ficava este lugar descobriram que era no Brasil. Em 1910 depois de serem expulsos de uma igreja Batista no Pará porque falavam em línguas estranhas, começaram a pregar na praça pública dando início a Igreja Assembléia de Deus no Brasil.
Em 1914, nos EUA, a Missão Fé Apostólica, nome colocado no galpão da rua Azusa, passa a chamar as Assembléias de Deus. Colocaram este nome no plural por causa da pluralidade de pessoas de outras denominações históricas estarem reunidas. As mesmas tinham sido rejeitadas de suas igrejas de origens porque também falavam em línguas estranhas. Muitas outras denominações pentecostais começaram a surgir, dentre algumas destaco a The Pentecostal Church of God, fundada no Brasil em 1957 com o nome de Igreja de Deus Pentecostal do Brasil e a Foursquare Church Gospel, fundada no Brasil em 1951 com o nome de Igreja do Evangelho Quadrangular.
O movimento pentecostal começou a crescer muito. No Brasil desde cedo se tornou um fenômeno religioso sendo estudado por teólogos, sociólogos e cientistas da religião. Depois do movimento pentecostal iniciado no início do século XX, vem o movimento carismático nas décadas de 60 e 70. Porque movimento carismático? Por que todas as igrejas históricas como Católica, Batista, Presbiteriana, Metodista, Anglicana, Luterana e outras que se renovava aceitando o batismo no Espírito Santo denominavam-se como igrejas carismáticas. Houve alguns pregadores que foram os protagonistas do movimento carismático. Dentre eles o reverendo Anglicano Denis Benetti, o pastor das Assembléias de Deus, David Du Plessis e o bispo canadense Roberto McAlister. Na época, estes três pregadores, começaram a influenciar igrejas protestantes históricas com o batismo no Espírito Santo. Também começaram a freqüentar o vaticano estreitando relacionamento. No início foi com papa João Paulo I e posteriormente com o Papa João Paulo II. Por causa disso Du Plessis teve sua credencial de pastor cassada pelas Assembléias de Deus dos EUA sendo considerado como um apóstata do pentecostalismo. Mais tarde, depois de entender melhor as intenções de Du Plessis, as Assembléias de Deus pediram perdão a ele e o receberam de volta como ministro.
Depois do movimento pentecostal e do movimento carismático vem o movimento neo-pentecostal também iniciado nas décadas de 60 e 70. O movimento neo-pentecostal pode ser identificado por três pontos básicos. Primeiro, são as igrejas dissidentes de alguma igreja pentecostal clássica. Segundo, igrejas que pregam a teologia da prosperidade (tem que dar todo seu dinheiro para a igreja, fazer um sacrifício além de suas possibilidades de cumpri-lo para ver o milagre de Deus porque o verdadeiro cristão tem que ser próspero). Terceiro, a maioria delas exploram de forma arrojada a mídia de rádio e televisão.
Hoje no Brasil o movimento neo-pentecostal é o que mais cresce, depois vem os pentecostais clássicos. As igrejas históricas não crescem muito e apesar da inércia vão se fragmentando cada vez mais em novas denominações e sobrenomes.
Infelizmente alguns estudiosos colocam os pentecostais clássicos e neo-pentecostais em uma mesma panela e os denominam como um só movimento. Na verdade não são. São movimentos distintos e bem diferentes apesar de haver nos últimos tempos muitos sincretismos teológicos. Como filho e neto de pentecostais clássicos tenho orgulho de ter nascido neste movimento. Hoje sou criticado pelos pentecostais por ser teólogo e criticado pelos teólogos por ser pentecostal. O diálogo entre estas duas vertentes sempre foi difícil, porém, se queremos viver o amor de Cristo isso deve se tornar possível.
Dedico esta coluna ao maior e mais fiel pentecostal que já conheci. Meu pai, pastor Cruz.
Pr. Sharles Ribeiro da Cruz
Diretor da EBCB