quinta-feira, junho 04, 2015

COMO RECEBER O ESPIRITO SANTO


   
A Conversão

  A condição previa para Recber o Espírito Santo, é a conversão ou regeneração. Somente depois da conversão que o crente pode começar a cumprir as condições que trazem o sucessor da conversão: o Batismo no Espírito Santo.

   A Obediência

  A respeito do caminho para o recebimento do batismo no Espírito Santo podem ser abrangidas em dois grupos: há uma necessária expectativa confiante da fé e há uma obediência contrita da fé."
   A Obediência siginifica a separação do pecado. É renuncia daquilo que não agrada a Deus em nossa vida, seja grande ou pequeno, o importante é fazer a vontade de Cristo. Um coração cheio de pecado não pode receber o Espirito Santo.

"Se vivermos uma vida entregue, pura e santa, em estreita comunhão com
Ele, o lado experimental deste batismo poderoso forçosamente há-de-vir" (ibid.).

  2 Obras da graça:

Regeneração: A regeneração é a transformação causada depois da conversão, é uma mudança realizada pelo Espirito Santo, que de dentro para fora, vai dando nova vida, vai limpando a pessoa convertida. É realmente um verdadeiro nascimento.

Santificação: É a separação do crente do pecado, que vem pela obediência pela Palavra de Cristo.

    Oração

   Uma das representações mais freqüentes da obediência — que na
realidade bem freqüentemente aparece como condição separada por si mesma — é a oração.  Esta condição é usualmente edificada sobre os relatos em Lucas 11:13 e Atos 1:14, onde a oração antecede a outorga do Espírito. Sustenta-se que, à parte da oração, o dom não pode ordinariamente ser recebido. 0 dom é "sem dinheiro e sem preço" escreve Riggs (págs. 103-04), "mas Ele o dará apenas àqueles que o pedem ." Skibstedt afirma que "Deus cumpre as promessas do batismo no Espírito Santo na condição de o candidato saber que precisa deste poder — e o procurar em oração intensa e perseverante." Conforme pode ser entendido na parte final da última observação, não é simplesmente a oração que usualmente obtém o dom, mas, sim, um tipo específico de
oração — "oração intensa e perseverante." Riggs nos conta enfaticamente que "devemos pedir importunamente," e pergunta: "Consideraremos que Ele nos deu o Espírito quando pedimos uma vez, ainda que não haja evidência na ocasião ou depois que Ele tenha vindo".

Entrega (Esvaziamento).


  Se o candidato cumpriu todas as condições de obediência ativa e se agora se entregará completamente ao Espírito, recebe a certeza de que receberá o batismo pentecostal. Agora, o candidato não deve procurar de qualquer maneira cooperar no processo ou ajudá-lo. Deve ficar tão passivo quanto possível. Para o batismo no Espírito propriamente dito, Riggs continua: "Corpo, alma e espírito devem ser entregues. Nosso corpo físico deve ser maleável sob Seu poder. . . O batismo completo e total no Espírito Santo. . . é galgado somente quando há uma entrega perfeita a Ele do ser inteiro, e a língua é entregue ao controle do bendito Espírito Santo." Quando o candidato se esvazia suficientemente e se torna adequadamente submisso, a evidência desejada acha acesso.

 Livro: Teologia do Espirito Santo de Frederick Bruner





Nenhum comentário: