sábado, dezembro 09, 2017

JESUS E PEDRO

Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.
Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
João 21:3-13

   Apos a morte de Jesus, Pedro volta ao seu antigo trabalho antes do chamado de Cristo( Mat 4:19-20), talvez Pedro estava triste, envergonhado, se considerando indigno do chamado do Mestre. Afinal Pedro era um homem ousado, apaixonado, estav
a sempre com Jesus, foi o único que quando Jesus perguntou aos seus discípulos, quem acham que eu sou, ele respondeu, " Tu és o Cristo" ( Mat 16:16), Pedro foi aquele que disse que se fosse necessário morreria com Cristo.
   Mas não aconteceu como imaginamos, ou como Pedro imaginava, no momento mais sombrio de Cristo, antes de ser crucificado, aquele que andou com Ele, que disse que morreria por ele, agora o nega de o conhecer, de saber quem ele era. E quando Pedro cai a ficha do que havia feito, negado a Cristo, ele se sente envergonhado.
  As vezes somos como Pedro, estamos ao lado Dele, conhecemos a Ele, contemplamos os milagres Dele, dizemos que vamos errar, mas acabamos caindo no erro e nos sentimos envergonhados diante Dele. E talvez você esteja se sentindo assim, se sentindo indigno de Jesus.
  Pedro volta as suas antigas atividades, não temos relado de Pedro pescando apos ser chamado por Jesus, apenas neste episodio. E um belo dia, na sua atividade, a noite não é propicia para a pesca, toda a noite tentando, mas sem sucesso, e agora ao amanhecer aparece um homem, mostrando a direção onde lançar a rede, e quando fazem isso, são surpreendidos com uma quantidade enorme de peixes. E ao olharem aquele homem, não tem dúvidas, é o Senhor, Aquele que é o dono de todas as coisas inclusive do mar e seus peixes.
   Jesus aparece a Pedro após a sua ressurreição não aparece para dar uma bronca em Pedro, nem com acusação contra Pedro por ter negado a Ele, mas Jesus prepara uma refeição para Pedro e seus amigos, que homem é este? Aleluia. Muitas vezes achamos que Jesus não vai nos perdoar, não vai mais nos amar, mas esta é uma mentira do inimigo contra nós. Porque mesmo quando erramos, mas nos arrependemos dos nossos erros e nos achegamos a Ele, Ele esta com os braços estendidos para nós, para nos amar, nos perdoar e nos envolver em sua presença.
   Não importa onde você esteja, Cristo neste momento vai ao seu encontro, para te lembrar e reafirmar o chamado Dele na sua vida, não importa o quão longe você já foi, ainda é tempo de voltar, ainda é tempo fazer aquilo que Ele te chamou para fazer. Pedro ao reconhece-lo já não se importou com os peixes, mas prefirou ir de encontro a Jesus, o seu amado Senhor. Faça como Pedro, largue tudo e volte para Jesus, Ele te chama com os braços abertos para você, não com acusação, mas com perdão para você.

Nenhum comentário: