quarta-feira, fevereiro 29, 2012

A Viúva e o profeta Eliseu

" Quando para o homem não tem mais jeito, Deus entra com sua provisão."

"Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos."
1 Reis 17:9-12


 
As viuvas e os órfãos representam a classe das pessoas mais humildes, que muitas vezes são esquecidas pela sociedade. Deus está na provisão de toda a terra, e cuida de cada um dos seus. Aquela viuva agora sozinha, desamparada, sem nenhuma mais esperança de vida, agora estava ela apanhando lenha, para a ultima refeição de sua vida.
  Imagina a dor que ela estava sentindo, o de não ter mais vida e ainda ver seu filho morrer.
  O que ela se esqueceu é que Deus não abandona os seus, às vezes Ele fica em silêncio, e quando menos esperamos Ele nos surpreende.
  O Deus de Israel manda que o profeta vá a casa de uma mulher e revela a Elias, que ela irá alimenta-lo. Ao chegar vê a viúva que também precisa de alimento, Elias em nenhum momento duvidou da Palavra de Deus, pois antes de chagar até ali, havia sentindo na pele o poder da provisão de Deus.
  A farinha e o azeite que seria a ultima refeição, foi multiplicada por Deus por um milagre, pois não se acabou, ate que tivessem tirar o alimento.
   Mesmo que esteja tudo acabado, Jesus não desampara jamais os seus. A trindade estava presente naquele milagre, a farinha ( Lev.5:11) representava a oferta dos mais humildes do povo de Israel , como expiação pelo pecado, sabemos que Cristo é a expiação pelo pecado, portanto a farinha representa Cristo na vida daquela mulher. O azeite representa o Espirito Santo,  e Deus o operador do milagre.


Deus é contigo, como diz o pregador Elson de Assis, Ele está dentro e fora da prova, pois não te abandona!!

Nenhum comentário: